DIM SUM – A deliciosa e tradicional comida de Hong Kong.

0
64
xiao-long-bao

Não volte de Hong Kong sem experimentar o DIM SUM!

O Dim Sum é um tipo de comida originaria da região do Cantão no sul da China e muito tradicional em Hong Kong. Sempre acompanhada de chá, esta extraordinária culinária é mais do que uma forma de se alimentar, é uma verdadeira tradição onde as pessoas se reúnem em volta de uma mesa geralmente enorme e toda família aproveita esse momento para conversar e se fartar com as cestinhas que trazem dentro de si uma iguaria melhor que a outra!

Assim é servido o DIM SUM.

Mas afinal, o que é Dim Sum? É um prato? É um avião? Não. São bolinhos de massa com recheios de vários tipos, cozidos ao vapor e servidos em cestinhas de bambu que vem empilhadas e servindo também de tampa umas às outras, levadas à mesa quase que em estado fumegante.  Dizem que esta culinária surgiu devido a um desejo de um imperador chinês em provar a comida de todos os cantos do seu pais, então, para atendê-lo, o cozinheiro fez vários pratos como demonstração e apresentou-lhe, dando origem ao Dim Sum.

Você pode se deliciar com o Dim Sum a qualquer momento do dia, seja no café da manhã, almoço, jantar ou mesmo no chazinho da tarde.

Vejam como são servidos um pouco de cada tipo.

É a comida mais fácil de se encantar que já vi na vida!  Tenho essa opinião por causa da variedade de coisas que você pode experimentar em um único almoço ou jantar, pois as porções geralmente vêm com 3 ou 4 unidades, possibilitando experimentar várias coisas, principalmente se você não estiver fazendo sua refeição sozinho. Por isso, se algo não te agradou, parte pra outra que certamente você encontrará algum sabor que ficará em sua memória para sempre!

DIM SUM grelhados.

Nem só de pãezinhos vive o Dim Sum. Existe uma infinidade de iguarias que também fazem parte das opções do cardápio e elas podem ser fritas, cozidas e não apenas ao vapor. Vou citar algumas destas opções abaixo com um breve descritivo do que são, apenas para demonstrar um pouco da variedade, lembrando que as vezes existe mais de um nome para a mesma comida a depender da região.

Carne de porco assada e agridoce.

Lo mai gaitrata-se de um punhado arroz com frango ou carne de porco e cogumelo chinês que é servido envolto em uma folha de lótus amarradinho como se fosse uma pamonha. Não diria que é algo impressionante, mas é bem gostoso.

Jyu cheung fanparece uma panqueca pequena feita de uma massa de arroz gelatinosa que pode ser recheada com carne, camarão ou vegetais. É servido com um delicioso molho de soja temperado que é derramado por cima (eu achei gostosinho, meu marido achou sem graça!).

Siu Mai -The Best!!!

Siu MaiDelicioso bolinho aberto recheado com carne de porco moída com camarão e cogumelo preto chinês. Esse não tem chance de errar. É simplesmente delicioso!!!

 

Outro tipo de Siu mai.

Xiao Long Bao – Esse faz parte dos tradicionais bolinhos ao vapor, mas não poderia deixar de ser citado porque é gostoso demais. Consistem numa massa finíssima recheada com carne de porco ou camarão (tem de caranguejo também) e dentro tem um caldinho que é super bem temperado. O desafio é segurá-lo com extrema delicadeza na parte de cima, mais grossa, para que não se parta e você perca o toque magico que é esse caldinho.

Xiao long Bau – Caldinho de carne de porco que tem dentro destas trouxinhas é um espetáculo a parte!!!

No Dim Sum você também pode comer coisas doces sem necessariamente ser ao final das refeições, porque se tem uma coisa que chinês gosta de fazer é misturar comida. Então, se quiser conhecer o gosto deles por coisas (pouco) doces, aí vai um prato:

Tangyuanbolinho gelatinoso feito com massa de arroz e recheado com uma pasta de gergelim torrado que fica com uma coloração bastante escura, preta mesmo. Esses bolinhos podem vir mergulhados em um caldo quente e suave de gengibre. A aparência não é tão atraente, mas posso garantir que será uma experiência no mínimo exótica. O gergelim torrado fica com gosto de amendoim e o caldinho é tão refrescante quanto o gengibre ao natural. Corra o risco, você poderá se surpreender.

Meu conselho pra você é provar de tudo o que conseguir, com a mente aberta e sem cair no erro da comparação porque na Ásia você pode provar de macarrão gelado no almoço à sobremesas de caldo quente que mais parecem sopas. Mas afinal, viajar é isso, não é? Conhecer, provar e se encantar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here